PARQUE D. CARLOS I E RAINHA D. LEONOR
JOSÉ MALHOA
Acervo de referência do Naturalismo português em torno de Malhoa, a colecção
alarga-se ao Grupo do Leão e a outros contemporâneos como Marques de Oliveira.
Revela a permanência desse gosto até aos anos 50, sendo mestres Veloso Salgado e Luciano Freire. No retrato, entre outros, aprecia-se Eduardo Malta e Henrique Medina. Do modernismo destaca-se Eduardo Viana.
A escultura pontua a época no retrato e estatuária oficial de Francisco Franco e Leopoldo de Almeida; da actualidade, nota-se António Duarte e João Fragoso.
Expõe uma síntese da produção cerâmica local centrada em Bordalo Pinheiro, de cuja autoria se vêem ainda as esculturas de terracota da Paixão de Cristo.
Na envolvência do jardim, distribui-se Escultura ao Ar Livre, que remete para o discurso delineado no percurso do Museu.
Revela a permanência desse gosto até aos anos 50, sendo mestres Veloso Salgado e Luciano Freire. No retrato, entre outros, aprecia-se Eduardo Malta e Henrique Medina. Do modernismo destaca-se Eduardo Viana.
A escultura pontua a época no retrato e estatuária oficial de Francisco Franco e Leopoldo de Almeida; da actualidade, nota-se António Duarte e João Fragoso.
Expõe uma síntese da produção cerâmica local centrada em Bordalo Pinheiro, de cuja autoria se vêem ainda as esculturas de terracota da Paixão de Cristo.
Na envolvência do jardim, distribui-se Escultura ao Ar Livre, que remete para o discurso delineado no percurso do Museu.
José Simões de Almeida
n. Figueiró dos Vinhos, 1844 - m. Lisboa,
1926
Escultor, discípulo de Francisco Assis Rodrigues e Vítor Bastos na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde ingressou aos 12 anos por revelar excepcionais qualidades como entalhador no Arsenal do Exército, em Lisboa, onde o pai era chefe da oficina da fundição de ferro.
Primeiro escultor pensionista do Estado em Paris (1865-70), aí frequentou o atelier de Mercier e foi admitido na École des Beaux-Arts, no atelier de Jouffroy, sendo medalhado em diversos concursos. Seguiram-se dois anos de estadia em Roma, onde teve por mestre Monteverde.
Regressado a Portugal em 1872, foi reconhecido como Académico de Mérito e nomeado professor de Desenho na Academia de Belas-Artes de Lisboa, da qual viria a ser director até 1912. Assumindo a docência de Escultura a partir de 1896, desempenhou a este nível papel fundamental na formação de várias gerações de escultores. Também foi director do Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia (1905).
Foi presença assídua nos salões da Promotora, do Grémio Artístico e da Sociedade Nacional de Belas-Artes (medalha de honra, 1906).
No plano internacional, destacam-se as participações na Exposição Internacional de Madrid (1871) e na Exposição Universal de Paris (1878).
Para a sua terra natal, efectuou trabalhos como “Luís de Camões”, no Clube Figueiroense, e o “Cristo Crucificado”, na Igreja de São João Baptista, igual ao que fizera para a sala tumular de Alexandre Herculano, nos Jerónimos.
Escultor, discípulo de Francisco Assis Rodrigues e Vítor Bastos na Academia de Belas-Artes de Lisboa, onde ingressou aos 12 anos por revelar excepcionais qualidades como entalhador no Arsenal do Exército, em Lisboa, onde o pai era chefe da oficina da fundição de ferro.
Primeiro escultor pensionista do Estado em Paris (1865-70), aí frequentou o atelier de Mercier e foi admitido na École des Beaux-Arts, no atelier de Jouffroy, sendo medalhado em diversos concursos. Seguiram-se dois anos de estadia em Roma, onde teve por mestre Monteverde.
Regressado a Portugal em 1872, foi reconhecido como Académico de Mérito e nomeado professor de Desenho na Academia de Belas-Artes de Lisboa, da qual viria a ser director até 1912. Assumindo a docência de Escultura a partir de 1896, desempenhou a este nível papel fundamental na formação de várias gerações de escultores. Também foi director do Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia (1905).
Foi presença assídua nos salões da Promotora, do Grémio Artístico e da Sociedade Nacional de Belas-Artes (medalha de honra, 1906).
No plano internacional, destacam-se as participações na Exposição Internacional de Madrid (1871) e na Exposição Universal de Paris (1878).
Para a sua terra natal, efectuou trabalhos como “Luís de Camões”, no Clube Figueiroense, e o “Cristo Crucificado”, na Igreja de São João Baptista, igual ao que fizera para a sala tumular de Alexandre Herculano, nos Jerónimos.
Bibliografia:
A Escola Naturalista de Figueiró. Exposição de Escultura e Pintura, Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, 2004.
“José Simões de Almeida Júnior. Notas sobre a vida e a obra do artista por Simões de Almeida (Sobrinho)”, Boletim da Academia Nacional de Belas-Artes, Vol. VII, Lisboa, 1940, pp. 44-49.
Malhoa e Bordalo: Confluências duma Geração, Caldas da Rainha, IPM/Museu de José Malhoa, 2005, p. 171
A Escola Naturalista de Figueiró. Exposição de Escultura e Pintura, Figueiró dos Vinhos, Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, 2004.
“José Simões de Almeida Júnior. Notas sobre a vida e a obra do artista por Simões de Almeida (Sobrinho)”, Boletim da Academia Nacional de Belas-Artes, Vol. VII, Lisboa, 1940, pp. 44-49.
Malhoa e Bordalo: Confluências duma Geração, Caldas da Rainha, IPM/Museu de José Malhoa, 2005, p. 171
Actualizado em: 25 de Outubro
de 2007
PRIMAVERA A DESPONTAR COM LINDAS FLORES NO JARDIM DA RAINHA
ALGUMA DECADÊNCIA TAMBÉM EXISTE....COM ÁRVORES QUE MORREM DE PÉ!!!
FICOU NA TERRA UM LINDO RESTO DE TRONCO PARA UMA BOA FOTO!!!
FOTOS LÍDIA FRADE E PAULO OLIVEIRA
8 comentários:
Muito bom texto e lindas imagens.Beijos.
OBRIGADO PELA VISITA APRECIAÇÃO E COMENTÁRIO PIMENTEL!!!
VOLTE SEMPRE
1 BEIJO LÍDIA
Lídia minha querida
Bonito passeio e bonitas fotos que conheço muito bem, à minha vizinha Caldas da Rainha.
Beijinho e uma flor
OLÁ QUERIDA ADÉLIA!!!
1 BEIJINHO PELA VISITA!!!
1 BEIJINHO PELO COMENTÁRIO!!!
DESEJOS DE MUITA ALEGRIA E FELICIDADES!!!
LÍDIA
Querida
Voltei para te desejar um feliz dia da mulher.
Beijinho e uma flor
Desapareceu da tua e muitas caixas de comentários a opção de "subscrever por e-mal" eu já repuz de novo no meu blog.
Tu como respondes aos comentários não dá par vermos no mail os teus comentarios.
ADÉLIA OBRIGADO PELA VISITA!!!
CREIO QUE JÁ RESPONDI A ESTA MAS NÃO VEJO AQUI A MINHA RESPOSTA!!!
VOU TENTAR RESOLVER opçao de emal!!!
beijinhos amiga!!!
Lídia
É tão bom passar por aqui e ver este espaço tão binito e tão interessante.
beijinhos
AGRADEÇO MUITO MARIA!!!
A SUA VISITA, O SEU COMENTÁRIO TÃO BONITO QUANTO O QUE DIZ VER!!!
1 BEIJINHO MINHA QUERIDA!!!
LÍDIA
Enviar um comentário