UM POUCO DA HISTÓRIA DA CIDADE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Portalegre_(Portugal)
É provável que no século XII existisse um povoado no vale a leste da Serra da Penha. O nome de Portalegre, onde uma das actividades importantes seria a de dar abrigo e mantimentos aos viajantes (daí o nome de porto, ponto de passagem ou abastecimento). Sendo o local aprazível (alegre), nomeadamente pelo contraste das suas encostas e vales verdejantes com a paisagem mais árida e monótona a sul e norte, a povoação prosperou e sabe-se que em 1129 era uma vila do concelho de Marvão, passando a sede de concelho em 1253, tendo-lhe sido atribuído o primeiro foral em 1259 por D. Afonso III, que mandou construir as primeiras fortificações, as quais não chegaram a ser completadas.nt 2 Juntamente com Marvão, Castelo de Vide e Arronches, Portalegre foi doada por D. Afonso III ao seu segundo filho, Afonso.10
O rei seguinte, D.Dinis, mandou edificar as primeiras muralhas em 1290, as quais ele próprio viria a cercar durante 5 meses em 1299, na sequência da guerra civil que o opôs ao seu imrão, que reclamava o trono alegando que D. Dinis era filho ilegítimo. Nesse mesmo ano, D. Dinis concederia a Portalegre o privilégio de não ser atribuído o senhorio da vila «nem a infante, nem a homem rico, nem a rica-dona, mas ser d’ el-Rei e de seu filho primeiro herdeiro».
O Plátano do Rossio ou Plátano de Portalegre é um Plátano plantado num jardim da cidade Portalegre, em Portugal, cuja sombra é muito apetecível principalmente
2 kB (332 palavras) - 00h48min de 9 de julho de 2014
COMO A IDADE RECOMENDA.......NÃO SAINDO DO MESMO LOCAL TODOS OS GRANDES BRAÇOS ESTÃO APOIADOS EM BENGALAS DE SUPORTE, PARA QUE CONTINUE A ENVELHECER NUMA LONGITUDINAL VIDA DE QUALIDADE E SEM PERIGO PARA OS QUE PROCURAM A SUA SOMBRA, NAS TEMPERATURAS ALTAS DO ALENTEJO!!!
PRESERVANDO E CONSERVANDO COM AMOR!!!
A MINHA HOMENAGEM AOS QUE CUIDAM!!!
ESTA CIDADE PELO QUE ME FOI DITO.....NÃO TERIA UM HOTEL DIGNO DO NOME PARA PERNOITAR-MOS, MAS FOMOS SURPREENDIDOS UM UM MODERNO HOTEL, PEQUENO MAS COM UMA QUALIDADE E DIGNIDADE APRECIÁVEIS!!!
FOI CAROTE CONFESSO..... 85 EUROS UMA NOITE, MAS A MODERNIDADE, QUALIDADE, E LOGO ALI UMA MOSTRA DA HISTÓRIA DA CIDADE A ENFEITAR O TETO DO QUARTO, ATÉ AS FOLHAS DOS PLÁTANOS QUE FAZEM PARTE DOS SÍMBOLOS DA CIDADE ALI ESTAVAM A DAR-NOS AS BOAS VINDAS!!!
Portalegre é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Portalegre, situada na região do Alentejo, sub-região do Alto Alentejo, que em 2011 tinha 15 642 habitantes.2
É sede de um município com 446,24 km² de área e 24 930 habitantes (2011), subdividido em 10 freguesias, limitado a norte pelo município de Castelo de Vide, a nordeste por Marvão, a leste pela Espanha, a sul porArronches e Monforte e a oeste pelo Crato.
O distrito conta com 15 concelhos: Alter do Chão, Arronches , Avis, Campo Maior, Castelo de Vide, Crato, Elvas,Fronteira, Gavião, Marvão, Monforte, Nisa, Ponte de Sor, Portalegre e Sousel.
PASSARAM VINTE ANOS, TALVEZ PERTO DE TRINTA, E EIS-ME NA PROCURA DO LOCAL DESTA CAPELA QUE EU TINHA CONHECIDO, APENAS NO CIMO DE UM MONTE DE TERRA SEM ARRANJO NEM BELEZA, NESTE DIA, O SEGUNDO DAS MINHAS FÉRIAS CHUVOSAS, NEM QUERIA ACREDITAR NA TRANSFORMAÇÃO TOTAL DO LOCAL!!!
ADOREI VER, ESTÁ LINDA A CAPELA DO CALVÁRIO, SEMPRE IGUAL, MAS TOTALMENTE DIFERENTE!!!!
CAPELA DO CALVÁRIO HOJE TODA BENEFICIADA POR UMA MURALHA E ARRANJO CIRCUNDANTE QUE LHE CONFERIU UMA GRANDE DIGNIDADE!!!
Portas da antiga muralha[editar | editar código-fonte]
No passado existiam 7 portas (alguns estudiosos falam em 8), das quais só subsistem 5, nomeadamente:12
- Porta do Crato, mais conhecida por Arco do Bispo
- Porta da Devesa ou do Espírito Santo, no cimo da Rua 5 de Outubro
- Porta de Alegrete ou de São Francisco, conhecida hoje por Arco de Santo António, no extremo ocidental da Praça da República (antigo Corro)
POR TODA A CIDADE EXISTEM ELEMENTOS DE ARQUITETURA LINDÍSSIMOS, SEJAM PALÁCIOS OU SIMPLES CASAS DE ABITAÇÃO!!!
Na cidade[editar | editar código-fonte]
- Sé Catedral (século XVI)
- Seminário de Portalegre (século XX), inaugurado em 1955
- Igreja do Nosso Senhor do Bonfim (século XVIII)
- Convento de São Bernardo (século XVI), onde actualmente (2009) funciona a Escola Práctica da Guarda Nacional Republicana
- Convento de Santa Clara(século XIV), actualmente a Biblioteca Municipal de Portalegre
- Convento jesuíta de São Sebastião (século XVII), Fábrica Real de Lanifícios a partir do século XVIII, sede da câmara municipal desde 2005
- Capela do Calvário (século XVII ou XVIII)
- Capela de Sant'Ana (século XVIII)
- Igreja de São Lourenço
NÃO ENCONTREI PLACA, MAS PARECIA SEPULTURAS, COM LÁPIDES, DESENHOS DESENHADOS E GASTOS NAS PEDRAS, DE VARIADOS ELEMENTOS INCLUINDO AS FOLHAS DE PLÁTANOS, ELEMENTOS DA SERRA DE S. MAMEDE, QUE CIRCUNDA A CIDADE!!!
AS MURALHAS SE LIGAM NAS CASAS DE ABITAÇÃO OU SERVIÇOS AO LONGO DA CIDADE!!!
O Castelo de Portalegre localiza-se na freguesia da Sé, cidade e concelho de Portalegre, no distrito de mesmo nome, em Portugal.
Em posição dominante sobre a povoação, destaca-se pelo contraste entre a cor escura das suas muralhas e o branco da cal das casas em redor. Sua primitiva função era a defesa da raia alentejana, frente a Castela
FOTOS DE LÍDIA FRADE
VENDO E REVENDO A CIDADE DE PORTALEGRE PARA VOS MOSTRAR NESTE MEU ESPAÇO DE AMIGOS!!!
UM LINDO PÓRTICO INTEGRADO NO CONVENTO E ESCOLA DA G. N. R.
UM PÓRTICO IDÊNTICO, NA ENTRADA PRINCIPAL POR ONDE ACABAVA DE ENTRAR UM GRANDE GRUPO DE ELEMENTOS DE REGRESSO EM EXERCÍCIOS, DE FUTUROS GNR
AGORA A MINHA CURIOSIDADE VOLTASSE PARA ESTE FRUTO NUMA PEQUENA ÁRVORE, PLANTADA NUM JARDIM!!!
NÃO CONHEÇO E CONSEGUI FAZER ESTAS FOTOS, SE ALGUÉM ME SOUBER ESCLARECER QUE FRUTO É AGRADEÇO!!!
BEIJINHOS AOS VISITANTES
DEIXEM ALGUMAS PALAVRAS SOBRE A VISITA
BEIJINHOS LÍDIA
2 comentários:
Nas férias andei pelo Alentejo , mas não por aí.
Está nos meus planos , numas próximas férias ir para esses lado.
Através da tua magnífica reportagem fotográfica fiquei a conhecer Portalegre.
Beijinhos.
Minha querida adorei passear contigo!
As fotos estão lindas e a tua escrita fez com que eu ficasse a conhecer mais do que alguma vez pensei em conhecer sobre estes lugares.
Quanto ao fruto, não sei, nunca vi, mas fiquei apaixonada pela foto.
Boa continuação minha querida.
Beijinho e uma flor
Enviar um comentário