quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

ARCO DA RUA AUGUSTA E BAIXA POMBALINA!!!!



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Arco do Triunfo.
Arco do Triunfo, Arco Triunfal, Arco do Triunfo da Rua Augusta também chamado de Arco da Vitória é um arco situado na parte Norte da Praça do Comércio, sobre a Rua Augusta, em Lisboa, Portugal.
A sua construção começou após o terramoto de 1755, mais concretamente em 1775, mas esta primeira versão (terá sido concluida?) viria a ser demolida em 1777 (após o inicio do reinado de D. Maria I e demissão do Marquês de Pombal). Em 1873 recomeça a edificação do arco segundo o projecto do arquitecto Veríssimo José da Costa que remonta a 1843/44, ficando as obras concluídas em 1875.


Na parte superior do arco podemos ver esculturas de Calmels, enquanto num plano inferior podemos ver esculturas de Vitor Bastos. As esculturas de Calmels representam a Glória, coroando o Génio e o Valor. As esculturas de Vitor Bastos representam Nuno Álvares Pereira, Viriato, Vasco da Gama e o Marquês de Pombal.




Escadinhas da Calçada Nova de São Francisco

Sorry but this text is only available in Portuguese
As Escadinhas da Calçada Nova de São Francisco, encontram-se no sofisticado e cosmopolita Chiado, mais precisamente na freguesia dos Mártires, em Lisboa. As Escadas fazem a ligação entre a movimentada Rua Nova do Almada e a Rua Ivens. Muito perto podemos encontrar o Largo das Belas Artes e os Armazéns do Chiado, bem como lojas de design, restaurantes e cafetarias e ainda o Museu do Chiado.







A Praça do Comércio, também conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, na zona que foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² (180m x 200m).
Em 1511, o rei D. Manuel I transferiu a sua residência do Castelo de São Jorge para este local junto ao rio. O Paço da Ribeira, bem como a sua biblioteca de 70 000 volumes, foram destruídos pelo terramoto de 1755. Na reconstrução, coordenada por Eugénio dos Santos, a praça tornou-se no elemento fundamental do plano do Marquês de Pombal. Os edifícios, com arcadas que circundam a praça, albergam alguns departamentos de vários Ministérios do Governo Português e ainda o famoso café Martinho da Arcada, o mais antigo de Lisboa, e um dos preferidos de Fernando Pessoa.

Edifício dos Paços do Concelho

Património, Tradição e Cultura | Edifícios de Interesse Relevante

Sede da Câmara Municipal de Lisboa, o edifício foi feito pelo arquitecto Domingues Parente da Silva, cujo andar superior foi destruído por um violento incêndio em 1996 e totalmente reconstruído logo a seguir. Da sua varanda foi proclamada a República a 5 de Outubro de 1910.
A fachada, da autoria de Ressano Garcia, é rematada por um frontão triangular, de inspiração neoclássica, com uma composição escultórica de Anatole Calmels que representa a Liberdade e o Amor Pátrio, ladeando as armas da cidade. No seu interior é de destacar o Salão Nobre e a Sala da República ou Sala Dourada com pinturas de Columbano.


 Pelourinho de Lisboa
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 
Pelourinho de Lisboa
O Pelourinho de Lisboa é um pelourinho situado na freguesia de São Nicolau, em Lisboa. Situa-se, mais precisamente, na Praça do Município.
Está classificado como Monumento Nacional desde 1910.
O pelourinho foi edificado posteriormente ao terramoto de 1755, com projecto de Eugénio dos Santos e Carvalho, tendo como materiais de construção o ferro, o mármore e cantaria. A sua arquitectura é de estilo revivalista. Substitui o que havia anteriormente e que havia ficado danificado com o terramoto.
A plataforma tem uma forma octogonal. A coluna é formada por 3 elementos que formam uma espiral. No topo da coluna existe uma peça metálica, que forma uma esfera armilar, da autoria de Pêro Pinheiro. Tem uma base granítica, de cinco degraus.
Tem aproximadamente 10 metros de altura.

 UM DOS EDIFÍCIOS LIMPOS E RECUPERADOS NA BAIXA LISBOETA QUE ESTÃO LINDÍSSIMOS!!!  

MOVIMENTO, TÁXIS E ELÉCTRICO NA PRAÇA DO COMERCIO!!!
 A ESTÁTUA DE D. JOSÉ EM RECUPERAÇÃO E LIMPEZA, TAPADA E ENVOLVIDA EM ANDAIMES!!!
 MANHÃ CINZENTA NA PRAÇA DO COMERCIO!!!


 BELOS EDIFÍCIOS RECUPERADOS

 RUA DA BAIXA COM A SÉ AO FUNDO!!!
FOTOS EM MANHÃ CINZENTA DE DEZEMBRO!!!


CURIOSA EU ACHEI ESTA VARANDA!!!
MANIFESTAÇÃO MAIS PORTUGUESA NÃO DEVE HAVER!!!
LENÇOS DE VIANA E GALOS DE BARCELOS, NUMA RUA DA BAIXA!!!
SÓ NÃO ME CERTIFIQUEI..... ERA UM 1º ANDAR.... SERÁ QUE ERA UMA LOJA DE CHINESES!!!



DE LÍDIA FRADE

2 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Lindas imagens amiga, eu só vou a Lisboa em situações muito especiais, porque acho muita confusão!
Mas adoro ver as minhas imagens, e estas são lindas.

beijinho e uma flor

Lídia disse...

OBRIGADO ADÉLIA PELA TUA VISITA COMENTADA!!!
EU TAMBÉM VOU POUCAS VEZES PARA LISBOA, O MEU ÚNICO DIA DE FOLGA É SEMPRE PARA O RIBATEJO!!!
MAS DESTA VEZ TIVE DE INVERTER A SITUAÇÃO, FUI COM O MARIDÃO ALMOÇAR COM DUAS AMIGAS MINHAS QUE JÁ NÃO VIA Á IMENSO TEMPO, ESTAVAM A TRABALHAR ALI NA CÂMARA, TINHA DE SER, DEVIA-LHE A VISITA, E UM MIMINHO!!!

1 BEIJINHO AMIGA BOM ANO!!!

LÍDIA