sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PALÁCIO DA PENA SERRA DE SINTRA

PARQUE E PALÁCIO NACIONAL DA PENA

O Parque e o Palácio da Pena, implantados na serra de Sintra e fruto do génio criativo de D. Fernando II, são o expoente máximo do Romantismo do século XIX em Portugal, com referências arquitetónicas de influência manuelina e mourisca.
O Palácio foi construído para ser observado de qualquer ponto do Parque, floresta e jardins luxuriantes com mais de quinhentas espécies arbóreas oriundas dos quatro cantos do mundo.







Palácio Nacional da Pena, popularmente referido apenas por Palácio da Pena ou Castelo da Pena, localiza-se na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrimconcelho de Sintra, no distrito de Lisboa, em Portugal. Representa uma das principais expressões do Romantismo arquitectónico do século XIX no mundo, constituindo-se no primeiro palácio nesse estilo na Europa, erguido cerca de 30 anos antes do Castelo de Neuschwanstein, naBaviera.
Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das Sete maravilhas de Portugal.

O palácio está aberto para visitas turísticas, em 2013 teve 755 735 visitantes o que torna o palácio o monumento mais visitado do País nesse ano1 .













A primitiva ocupação do topo escarpado da serra de Sintra onde se localiza o atual palácio, ocorreu com a construção de uma pequena capela sob a invocação de Nossa Senhora da Pena, durante o reinado de João II de Portugal.
No século XVIManuel I de Portugal no cumprimento de uma promessa, ordenou a sua reconstrução de raiz. Doou-a àOrdem de São Jerónimo, determinando a construção de um convento de madeira, e substituindo-o, pouco mais tarde, por um edifício de cantaria, com acomodações para 18 monges.
No século XVIII a queda de um raio destruiu parte da torrecapela e sacristia, danos que foram agravados em decorrência do terramoto de 1755, que deixou o convento em ruínas. Apenas a zona do altar-mor, na capela, com um retábulo emmármore e alabastro atribuído a Nicolau de Chanterenne, permaneceu intacta.











A reforma de Fernando II[editar | editar código-fonte]

No século XIX a paisagem da serra de Sintra e as ruínas do antigo convento maravilharam o rei-consorte Fernando II de Portugal. Em 1838 este decidiu adquirir o velho convento, a cerca envolvente, o Castelo dos Mouros e quintas e matas circundantes.
No tocante à área do antigo convento, promoveu-lhe diversas obras de restauro, com o intuito de fazer do edifício a sua futura residência de Verão. O novo projecto foi encomendado ao mineralogista germânico Barão von Eschwege,arquitecto amador. Homem viajado, Eschwege, que nascera em Hessen, deveria conhecer, pelo menos em forma de projecto, as obras que Frederico Guilherme IV da Prússia empreendera com o concurso de Schinkel nos Castelos do Reno, tendo passado em viagem de estudo por BerlimInglaterra e França, pela Argélia e por Espanha (Córdova,Sevilha e Granada).




Em Sintra, os trabalhos decorreram rapidamente e a obra estaria quase concluída em 1847, segundo o projecto do alemão, mas com intervenções decisivas ao nível dos detalhes decorativos e simbólicos do rei-consorte. Muitos dos detalhes, nos planos construtivo e decorativo, ficaram a dever-se ao temperamento romântico do próprio monarca que, a par de arcos ogivais, torres de sugestão medieval e elementos de inspiração árabe, desenhou e fez reproduzir, na fachada norte do Palácio, uma imitação do Capítulo doConvento de Cristo em Tomar.








Após a morte de D. Fernando, o palácio foi deixado para a sua segunda esposa, Elisa Hendler, Condessa de Edla, o que à época gerou grande controvérsia pública, dado que se considerava já o histórico edifício como monumento. A viúva de D. Fernando procurou então chegar a um acordo com o Estado Português e recebeu uma proposta de compra por parte de Luís I de Portugal, em 1889, em nome do Estado, que aceitou, reservando então para si apenas o Chalé da Condessa, onde continuou a residir.




A MINHA REPORTAGEM  POSSÍVEL EM PLENA MANHÃ DE NEVOEIRO E CHUVINHA, ESTA APENAS EXTERIOR!
BREVEMENTE COLOCAREI A BELEZA INTERIOR DE ALGUMAS SALAS!!!

O PALÁCIO CONTINUA COM ZONAS RESTRITAS E SEMPRE EM OBRAS!!!

FOTOS DE LÍDIA FRADE

FONTES PARQUES DE SINTRA
E WIKIPÉDIA



http://lidyhart.blogspot.com/ NÃO DEIXE DE VISITAR!!! PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO

4 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Lídia conheço bem estas imagens, a última vez que fui a Sintra e tirei algumas fotos, foi no verão de 2011.

Obrigada por me fazeres recordar bons momentos que lá vivi.

Bom domingo minha querida.

Beijinho e uma flor

Mona Lisa disse...

Uma visita guiada , de luxo!
Senti-me lá!

Magníficas fotos.

Beijinhos.

Lídia disse...

OBRIGADO ADÉLIA PELA VISITA,
DEIXO SÓ AGORA O MEU AGRADECIMENTO MAS JÁ TINHA PUBLICADO Á DIAS, SÓ NÃO TINHA TIDO TEMPO PARA DAR UMA PALAVRINHA DE AMIGA!!!

AINDA BEM QUE GOSTAS-TE, DEIXO 1 BEIJINHO

LÍDIA

Lídia disse...

QUERIDA ELISA AGRADEÇO MUITO A VISITA SEMPRE BENVINDA QUE ALEGRA ESTE MEU CANTINHO!!!

O COMENTÁRIO DA EXPERIÊNCIA É SEMPRE UMA MAIS VALIA, MESMO SABENDO QUE NEM A MINHA MÁQUINA NEM A MINHA EXPERIÊNCIA CONSIGAM IGUALAR AS FOTOS DA ELISA!!!

1 BEIJINHO LÍDIA