segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ARRAIOLOS PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL*****

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL O MEU 3º DIA DE FÉRIAS
PARA NOSSA SURPRESA ALI ESTÁVAMOS DE FRONTE DA MURALHA REDONDA QUE JÁ VÍNHAMOS VENDO NA RETA ENORME QUE ANTECEDE A ENTRADA EM ARRAIOLOS!!! 


NEM SABÍAMOS QUAL ERA O NOME DA LOCALIDADE DE QUE NOS APROXIMÁVAMOS!!! 

CONTUDO APENAS AO VER AS MURALHAS JÁ NOS CRESCIA A CURIOSIDADE PARA IR VER A HISTÓRIA DO LOCAL, E UMA MURALHA AVISTADA A ALGUNS KM TODA EM REDONDO JÁ NOS MERECIA  TODA A ATENÇÃO E DESEJO DE CONHECIMENTO!!!
SUBIMOS A PÉ PELO PRIMEIRO CAMINHO QUE NOS CHAMAVA AO PERCURSO, CUSTA UM POUCO!!!

MAS VALEU, NO ENTANTO ACONSELHO A SUBIDA NO CARRO ATÉ Á PORTA!!!






Cunha Rivara, historiador Arraiolense, na sua obra “Memórias da Vila de Arraiolos”, depois de se referir à nobreza e antiguidade de Arraiolos, bem como a alguns aspectos históricos da sua origem, afirma: “... seja como for, tenho por certo que em princípios do século XIII já havia povoação no sítio de Arraiolos...”
Certo é também que a abundância de vestígios relacionáveis com o final do Neolítico ou mesmo com o calcolitico são um sinal de uma significativa ocupação humana a partir do IV Milénio A.C. e, provavelmente, “na proto-História, o grande local de habitat corresponderia já à actual elevação onde se localiza o Castelo de Arraiolos".
É ainda Cunha Rivara que nos transmite as referências do padre António de Carvalho da Costa, na Corographia Portugueza (tomo2º Pág 525) e do Padre Luís Cardoso no Diccionario Geographico (tomo 1º pág. 590) onde atribuem a fundação de Arraiolos a Sabinos, Tusculanos e Albanos, ocupantes que foram da cidade de Évora antes de Sertório e deram o governo de Arraiolos ao capitão Rayeo, nome grego.
Deste nome, parece ter então derivado o nome da nossa vila, já que o nome Rayeo se foi denominando Rayolis, Rayeopolis, Arrayolos e hoje Arraiolos.



Porém, é em 1217 com a concessão do termo de Arraiolos pelo rei D. Afonso II, ao Bispo de Évora D. Soeiro e ao cabido da Sé da mesma cidade, que se inicia um novo capitulo da nossa história.
Em 1290, Arraiolos recebe o 1º Foral, de D. Dinis, e o mesmo monarca manda edificar o Castelo em 1305, sendo que no dia 26 de Dezembro de 1305 o Concelho representado por João Anes e Martim Fernandes, outorgou com com o Rei o contrato para a sua feitura.
Arraiolos foi condado de D. Nuno Álvares Pereira - 2º conde de Arraiolos - a partir do ano de 1387. Antes de recolher ao Convento do Carmo em Lisboa, o Condestável do reino, permaneceu aqui longos períodos da sua vida.



ARRAIOLOS TERRA DOS TAPETES é ainda os séculos de história bordados à mão por gerações e gerações de bordadeiras que fizeram chegar até aos nossos dias o nosso mais genuíno artesanato o “Tapete de Arraiolos”.
A referência escrita mais antiga que até hoje é conhecida está no inventário de Catarina Rodrigues, mulher de João Lourenço, lavrador e morador na herdade de Bolelos, termo de Arraiolos, onde, pelo ano de 1598, é descrita a existência de hum tapete da tera novo avalliado em dous mill Reis.
Certo é ainda que as escavações arqueológicas realizadas na Praça Lima e Brito no inicio do Séc. XXI, sob a responsabilidade da Arqueóloga Ana Gonçalves, sem prejuízo de uma investigação mais pormenorizada, induzem o inicio da produção de tapetes em Arraiolos para uma fase anterior ao Séc. XV






Bibliografia : PREREIRA, Gabriel, Antiguidades Romanas em Évoa e seus Arredores in Estudos Eborenses, Évora, 1891; CORREIA, Vergílio, Monumentos e Esculturas, Coimbra, 1924; ALARCÃO, Jorge, Portugal Romano, Lisboa, 1973; ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal-Distrito de Évora, Vol. 8, Lisboa, 1975; ALARCÃO, Jorge, Roman Portugal, London, 1988.





http://www.cm-arraiolos.pt/pt/conteudos/o%20concelho/historia/historia.htm






Época Construção : Séc. 19
Cronologia : 1827 - construção; séc. 20, finais - acrescento da cobertura em ferro.
Bibliografia : ESPANCA, Túlio, Inventário Artístico de Portugal - Concelho de Évora, vol. 8, Lisboa, 1966.


UM GRANDE TANQUE OCTOGONAL COM PEDRA MÁRMORE E PRESERVADO ONDE SE PODE LINDAMENTE LAVAR A ROUPA COMO SE FAZIA EM TEMPOS IDOS!!!





Fonte da Pedra / Fonte dos Almocreves

FOTOS DE LÍDIA FRADE

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL 








http://lidyhart.blogspot.com/ NÃO DEIXE DE VISITAR!!! PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO

2 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Excelentes fotos e reportagem Lídia!
Nunca fui a Arraiolos, mas já passei bem juntinho, apenas não fiz desvio.

Boa semana querida.

Beijinho e uma flor

Lídia disse...

OLÁ MINHA AMIGA
OBRIGADO PELA TUA VISITA SEMPRE ASSÍDUA!!!
O MESMO ACONTECIA COMIGO, MAS DESTA VEZ ANDAMOS MAIS POR ESTRADAS NACIONAIS E SÓ ASSIM SE CONHECE BEM PORTUGAL!!!
1 BEIJINHO LÍDIA