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Ponte de D. Luís (Santarém)
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Nota: Para
a ponte do Porto, veja Ponte de D. Luís (Porto).
Ponte D. Luís I | |
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Vista para montante | |
Nome oficial | |
Via | EN114 |
Cruza | Rio Tejo |
Localização | Santarém, Portugal |
Mantida por | |
Design | |
Maior pilar | |
Maior vão livre | |
Estilo arquitetônico | {{{arquitetura}}} |
Comprimento total | 1213 m |
Largura | |
Altura | {{{altura}}} |
Tráfego | |
Altura máxima | |
Início da construção | |
Término da construção | |
Data de abertura | 1881 (132 anos) |
Data de fechamento | |
Data de Demolição | {{{demolição}}} |
Pedágio | |
Data de destruição | {{{destruição}}} |
Material |
A Ponte D. Luís I
também chamada Ponte de Santarém sobre o rio Tejo na Estrada
Nacional 114 une Santarém a Almeirim.
Foi inaugurada em 17 de
Setembro de 1881 e foi considerada na
altura, a maior da Península Ibérica, a terceira da Europa e a sexta do Mundo, ficando como um dos exemplares da arquitectura do
ferro.
Tinha um comprimento total de 1 213 metros, uma largura de 6 metros a altura
de 22 metros
A ponte foi alargada em
1956 com projecto inovador de Edgar Cardoso.
Numa lápide está escrito:
E a ponte de ferro estende a sua
musculatura de animal antediluviano ao serviço do progresso unindo entre si a Estremadura e o Alentejo.