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LÍDIA FRADE
Ponte de D. Luís (Santarém)
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| Ponte D. Luís I | |
|---|---|
Vista para montante | |
| Nome oficial | |
| Via | EN114 |
| Cruza | Rio Tejo |
| Localização | Santarém, Portugal |
| Mantida por | |
| Design | |
| Maior pilar | |
| Maior vão livre | |
| Estilo arquitetônico | {{{arquitetura}}} |
| Comprimento total | 1213 m |
| Largura | |
| Altura | {{{altura}}} |
| Tráfego | |
| Altura máxima | |
| Início da construção | |
| Término da construção | |
| Data de abertura | 1881 (132 anos) |
| Data de fechamento | |
| Data de Demolição | {{{demolição}}} |
| Pedágio | |
| Data de destruição | {{{destruição}}} |
| Material | |
A Ponte D. Luís I
também chamada Ponte de Santarém sobre o rio Tejo na Estrada
Nacional 114 une Santarém a Almeirim.
Foi inaugurada em 17 de
Setembro de 1881 e foi considerada na
altura, a maior da Península Ibérica, a terceira da Europa e a sexta do Mundo, ficando como um dos exemplares da arquitectura do
ferro.
Tinha um comprimento total de 1 213 metros, uma largura de 6 metros a altura
de 22 metros
A ponte foi alargada em
1956 com projecto inovador de Edgar Cardoso.
Numa lápide está escrito:
E a ponte de ferro estende a sua
musculatura de animal antediluviano ao serviço do progresso unindo entre si a Estremadura e o Alentejo.
