sábado, 4 de dezembro de 2010

A LENDA DA ÁRVORE DE NATAL

UMA ÁRVORE DE NATAL DE UM CENTRO COMERCIAL
ESTA UMA ÁRVORE DE NATAL E PRESÉPIO, APRISIONADA ENTRE GRADES DE JANELA
ALGURES NO RIBATEJO
Lenda da Árvore de Natal Quando o Menino Jesus nasceu, todas as pessoas e animais e até asárvores sentiram uma imensa alegria.Do lado de fora do estábulo onde o Menino dormia, estavam três árvores: uma palmeira, uma oliveira,e um pequeno pinheirinho.
Todos os dias as pessoas passavam e deixavam presentes ao Menino.- Nós também Lhe deviamos dar prendas! - disseram as árvores.- Eu vou dar-lhe a minha folha mais larga - disse a palmeira - quando vier o tempo do calor ele pode abanar-se com ela e sentir-se mais fresco.
Então disse a oliveira : - E eu vou dar-lhe óleo.Perfumados óleos poderão ser feitos a partir domeu sangue.- Mas que lhe poderei dar eu?- Perguntou ansioso o pequeno pinheiro.- Tu? Os teus ramos são agudos e picam - disseram as outras duas árvores .-Tu não tens nada para lhe dar !O pequeno pinheiro estava triste.Pensou muito,muito,em qualquer coisaque pudesse oferecer ao Menino que dormia,qualquer coisa de que oMenino pudesse gostar.Mas não tinha nada para lhe dar.
Então um anjo, que tinha ouvido a conversa toda , sentiu pena da arvorezinha que não tinha nada para dar ao Menino.As estrelas estavam a brilhar no céu .Então o anjo, muito de mansinho, trouxe-as uma a uma cá para baixo, desde a mais pequeina à mais brilhante e colocou - as nos ramos pontiabgudos do pinheiro. Dentro do estábulo, o Menino acordou .
E olhou para as três árvores do lago de lá da gruta , contra a escuridão do céu.De repente as folhas escuras do pinheiro brilharam, resplandecentes, porque nelas as estrelas descansavam como se fossem elas.Que lindo estava o pequeno pinheiro, que não tinha nada a oferecer aoMenino...E o Menino Jesus levantou as mãozinhas, tal como fazem os bebés, e sorriu para as estrelas e para aquela árvore que lhe iluminara a escuridão da noite.
E desde então o pinheiro ficou a ser, para todo o sempre, a Árvore de Natal.(História tradicional inglesa) publicado por marina mendes às 09:27 link do post comentar
POR LÍDIA FRADE

2 comentários:

Lídia Borges disse...

Olá Lídia!

É um prazer conhecer este cantinho tão bem iluminado por esta lenda do Pinheiro de Natal.


Um beijo

Lídia disse...

Olá Lídia

Obrigado pelo seu comentário, é um enorme prazer ver que passou por aqui.

Eu também já conhecia o seu trabalho, por vezes passo pelo seu espaço, que gosto muito.

1 beijo Lídia