quarta-feira, 29 de junho de 2011

CALDAS DA RAINHA E OS BENEFICIOS DA RAINHA D. LEONOR

WIKYPEDIA

A Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, também conhecida como Igreja Matriz das Caldas da Rainha, integra o conjunto do Hospital Termal Rainha D. Leonor na freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, cidade e Concelho das Caldas da Rainha, Distrito de Leiria, em Portugal.



IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PÓPULO

O edifício compreende elementos do tardo–gótico com outros de características locais (mudéjares e manuelinos). Apresenta revestimento interior em azulejos seiscentistas, conservando, da primitiva construção painéis de azulejos hispano-árabes nos altares laterais.
Sobre o arco triunfal, destaca-se um magnífico tríptico da Paixão de Cristo. Destacam-se ainda os altares em talha dourada, o próprio arco triunfal, a cobertura abobadada, os bocetes decorados, as pinturas sobre madeira do século XVI, a pia baptismal esculpida em pedra calcária e os azulejos do século XVII.
A máquina do relógio, na torre, é do tipo "gaiola", encavilhado, com carrilhão, e foi doado pelo rei D. João V, já no fim da sua vida. O tamanho de seu pêndulo é considerado raro.<iframe width="425" height="349" src="http://www.youtube.com/embed/l4MGD4tIXoY" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

2 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Lídia minha querida
Estas imagens lindas também conheço muito bem. Obrigado pela partilha.
Beijinho

Lídia Frade disse...

OBRIGADO ADELIA!!!
O TEMPO ESTAVA INSTÁVEL, PARA PRAIA, FIZ COMPRAS E FOTOS!!!

1 BEIJO!!!

LÍDIA