quarta-feira, 12 de outubro de 2011

AS NOSSAS FÉRIAS 20011

22-9-11 4º DIA

SÃO PEDRO DE MOEL

A Estrada Atlântica é caracterizada por uma assinalável beleza paisagística: o contínuo "verde" proporcionado pelo Pinhal de Leiria e matas nacionais, as arribas e praias e os pequenos núcleos urbanos aqui existentes tornam esta área litoral num recurso turístico de inegável interesse.


EL-REI D. DINIS E RAINHA SANTA ISABEL

Com troço actualmente praticável desde a Praia do Norte, na Nazaré até à Praia da Vieira, a Estrada Atlântica fará, de futuro, a ligação aos concelhos de Leiria e Pombal.

A Estrada Atlântica, composta por duas faixas de rodagem, com uma largura total de sete metros, e uma ciclovia, dividida das faixas de rodagem por um separador, permite percorrer as principais praias da Região.

Pela estrada, de carro ou de moto ou pela ciclovia, a pé, de patins ou de bicicleta, desfrute de belos passeios com cheiro a maresia.



~
Afonso Lopes Vieira (Leiria, 26 de janeiro de 1878[1] — Lisboa, 1946) foi um poeta português.


Natural de Leiria, bacharelou-se em Direito, pela Universidade de Coimbra, em 1900. No mesmo ano radicou-se em Lisboa, onde exerceria a função de redactor na Câmara dos Deputados, até 1916. Deixaria a profissão para se dedicar exclusivamente à escrita literária e nessa altura viveu no Palácio da Rosa.

Cidadão do mundo, Afonso Lopes Vieira não esqueceu as suas origens, conservando as imagens de uma Leiria de paisagem bucólica e romântica, rodeada de maciços verdejantes plantados de vinhedos e rasgados pelo rio Lis, mas, sobretudo, de São Pedro de Moel, paisagem de eleição do escritor, enquanto inspiração e génese da sua obra. O Mar e o Pinhal são os principais motivos da sua poética.







HORA DE ALMOÇO, MAS O TEMPO CONTINUA CINZENTO EM SÃO PEDRO DE MOEL

E O MAR AGITADO

CAMINHANDO PARA NORTE, PARA A ESTRADA ATLANTICA

O FAROL NA SAÍDA DE SÃO PEDRO DE MOEL

2 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Lídia minha amiga
Pois é o meu S. Pedro de Moel, "saindo do farol2 direito à Praia da Concha, Praia Velha, Praia das Pedras Negras (a prainha da minha vida) segue-se Praia do Samoco, Praia da Vieira e outras mais, as prais da minha costa são lindas. Amei ver as tuas fotos, pena que fui de férias na mesma altura e não deu para se encontrarmos, mas há mais marés que marinheiros, assim o espero.
Beijinho e uma flor

Lídia disse...

Obrigado Adélia!!!
Na volta de trinta anos, os meus pais tinham uma casinha de madeira na Polvoeira.
Até São Pedro de Moel eu já conhecia.
Dai para norte eu não conhecia nada, e gostei de conhecer.
Muitos km de uma linda estrada Atlantica que deu muito prazer conhecer!!!
1 beijo Adélia!!!
Obrigada Lídia