sábado, 13 de dezembro de 2014

COIMBRA E SEUS ENCANTOS NO JARDIM DA SEREIA!!!



Parque de Santa Cruz
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Parque de Santa Cruz, Coimbra.
Parque de Santa Cruz: cascata.

O Parque de Santa Cruz, popularmente conhecido por Jardim da Sereia, localiza-se na freguesia da Sé Nova, na cidade, concelho e distrito de Coimbra, em Portugal.



Obra idealizada e construída no tempo de D. João V, o parque da Quinta de Santa Cruz (hoje conhecido como Jardim da Sereia) deve-se a Frei Gaspar da Encarnação, ministro que, entre 1723 e 1752, reformou o Convento de Santa Cruz, um dos mais importantes monumentos da cidade. O objectivo era o de criar um parque adequado à contemplação.


No século XVIII, D. Gaspar da Encarnação promoveu o seu arranjo, tornando-o num espaço de lazer, tendo aí sido construído o campo de jogos (da Péla) e, simultaneamente, um jardim de descanso e meditação em estilo barroco.

A entrada do Jardim da Sereia, voltada para a Praça da República, junto à universidade, é coroada por três estátuas representando a Fé, a Caridade e a Esperança. A influência do barroco francês manifesta-se nas alamedas debruadas a loureiros, bem como nos lagos, tanques, canteiros e elementos decorativos, como os painéis de azulejos e a estatuária. No corpo central destaca-se uma escultura da Virgem, enquadrada por duas alas com repuxos. Merecem ainda atenção especial a Fonte da Nogueira, construída à base de solidificações calcárias extraídas de grutas naturais dos arredores da cidade, e o recinto para o jogo da péla. Sujeito a uma profunda intervenção durante o primeiro semestre de 2005, o Jardim da Sereia recuperou o encanto que o tempo havia atenuado, proporcionando aos seus visitantes uma agradável experiência.


Características[editar | editar código-fonte]

A entrada do jardim, que é feita pela Praça da República, apresenta três estátuas que representam a , aCaridade e a Esperança, culminando com uma cascata.

Subindo as escadas, encontramos a Fonte da Nogueira com uma estátua que representa um tritão abrindo a boca a um golfinho, de onde corre a água para a fonte, o que explica a designação popular de jardim da "Sereia".

Na Alameda de Santo Agostinho, é possível admirar um painel de azulejos alusivos ao Santo.






Flora e fauna[editar | editar código-fonte]

A sua vegetação é constituída por diversas árvores de porte como o Cedro branco ("Chamaecyparis lawsoniana"), o Cedro do Himalaia ("Cedrus deodara"), o Pinheiro de Norfolk ("Araucaria heterophylla"), oPinheiro do Brasil ("Araucaria angustifolia") e a Tuia da China ("Platycladus orientalis"). Neste parque também é possível admirar espécies de áceres como oPlátano bastardo ("Acer pseudoplatanus"), o Bordo dos rios ("Acer platanoides"), e o Bordo negundo ("Acer negundo").

Outras espécies exóticas podem ser observadas como o Loendro ("Nerium oleander"), a Azálea ("Rhododendron spp.") o Alfenheiro ("Ligustrum japonicum") e oLoureiro cerejo ("Prunus laurocerasus").



No estrato arbustivo ocorrem espécies como o Sabugueiro ("Sambucus nigra") e o Loureiro ("Laurus nobilis"), enquanto que no estrato herbáceo prolifera o Acanto("Acanthus mollis"), a Erva de São Roberto ("Geranium robertianum"), a Campânula azul ("Ipomoea indica"), o Dente de Leão ("Taraxum") e a Ervilhaca trepadora("Vicia sativa").

Podem ainda observar-se, entre as fendas dos muros e rochas, plantas como as hepáticas, e pteridófitas como a selaginela ("Selaginella denticulata"), a língua cervina ("Phyllitis scolopendrium") e o polipódio ("Polypodium australe").

Por entre as árvores encontramos a hera "Hedera helix"





De entre as espécies de aves que se encontram no parque, destacam-se a toutinegra de barrete preto ("Sylvia atricapilla"), o pisco de peito ruivo ("Erithacus rubecula") ou o chapim real ("Parus major"), sendo o mais emblemático o melro ("Turdus merula").

As pequenas linhas de água que atravessam o parque, proporcionam condições para a existência da salamandra de pintas amarelas ("Salamandra salamandra"), otritão verde ("Triturus marmoratus") e uma interessante colónia de sapos parteiros ("Alytes obtetricans").






 FOTOS DE LÍDIA FRADE

PELOS CAMINHOS DE PORTUGAL

http://lidyhart.blogspot.com/ NÃO DEIXE DE VISITAR!!! PELOS CAMINHOS DO RIBATEJO

2 comentários:

Mona Lisa disse...

Conheço o jardim apenas por fora, pois nunca me atrevia a andar por lá.

Diziam-me que era muito bonito, mas perigoso .

Adorei visitá-lo através das tuas fotografias.

Beijinhos.

Lídia disse...

OLÁ ELISA OBRIGADA PELA VISITA!!!

NA VERDADE NÃO VI NADA DE PERIGOSO PELO MENOS NUMA TARDE SOALHEIRA, ALGUNS NAMORADOS, DE RESTO O QUE VI É BASTANTE AREJADO TEM AINDA UM BAR COM ALGUMAS MESAS FORA BASTANTE APRAZÍVEL LATERAL Á FONTE!!!

O VANDALISMO É QUE MOSTRA BEM NAS IMAGENS PARTIDAS.

1 BEIJO LÍDIA