quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ERVINHAS DA AVÓ,,,,, AS MALVAS E MUITAS MAIS!!!

AS ERVINHAS DA AVÓ,,, DE ONTEM E DE HOJE,,, E CADA MAIS NA MODA O SEU CONSUMO!!!

O ROSMANINHO É UM ARBUSTO QUE TENHO NO MEU QUINTAL COM QUE GOSTO DE  TEMPERAR ALGUMAS CARNES!!!
O ALECRIM É IGUALMENTE DOS ARBUSTOS POR MIM USADOS EM MUITOS TEMPEROS,,,, IGUALMENTE PELA AVÓ JÚ,,,, QUE OS COLOCA NO ALCOOL PARA FAZER AS SUAS FRICÇÕES,,, NO SEU CORPO JÁ MUITO DORIDO!!! 

ESTA PLANTA FOI-ME OFERECIDA PELA MANA ZÉTE,,,, DISSE-ME SER MANJERICÃO,,, APLICADA IGUALMENTE EM TEMPEROS!!!
CONTUDO.......TODO O MANJERICÃO QUE ENCONTRO NO MERCADO TEM AS FOLHAS MAIS DE MANJERICO,,,, E NÃO TEM ESTA COR,,,, O QUE PODERÁ TER INFLUENCIA,,,, O TERRENO ONDE É PLANTADO!!!

 MEUS MANDAMENTOS

Ser forte, e vencer
Sem olhar, ver mais além!
Ver o nada, ou o ninguém!
Calar mas não esquecer,
Lutar sempre com paixão
Até ao ter!

Poder voar no sonho
Mas os pés em terra firme,
Sempre ter!
Lado a lado
Correr com o tempo
E nunca á fraqueza ceder!

Com força de vida
Ou de sorte
Em cada etapa vencer!
Não deixar passar ao lado
O momento certo
Sem o sentir e ver!

Fixar, o que se quer ter
Conseguir que a luta
Tenha a dimensão do querer!
E, gritar bem alto
Em grito de vitória
Por essa vitória,
Que nos deu prazer!

LÍDIA FRADE  

ESTE É O FUNCHO,,,, TENHO IMENSO NO MEU QUINTAL,,,, ALGUNS JÁ EM FLOR,,, MAS QUE NÃO TENHO MUITO HÁBITO DE UTILIZAR!!!


OS COENTROS BEM FRESQUINHOS E PRONTOS A UTILIZAR!!! É DAS ERVAS QUE MAIS GOSTO!!! COM ELAS FAÇO SOPAS, ARROZ, PETISCOS, MOLHOS, EM TUDO O QUE PRECISAR DE PALADAR ESPECIAL!!! 

A SALSA É UMA DAS ERVAS MAIS UTILIZADAS,,, TAL COMO OS COENTROS SERVE PARA TUDO,,,, INCLUINDO ASSADOS!!!

ESTES MEUS COENTROS JÁ ESTÃO TODOS FLORIDOS  E ALGUNS ATÉ COM AS SUAS SEMENTES EM MATURAÇÃO!!!


A MINHA HORTELÃ,,,, É DAS PLANTES MAIS RESISTENTES,,, PERSISTENTES,,, E RENOVÁVEIS QUE CONHEÇO!!! AGORA ESTÁ ASSIM LINDA,,, LOGO QUE ESTEJA FEIA E A ENVELHECER,,,, É TODA CORTADA,,, REBENTA TODA RENOVADA,,, BASTA TER AS RAÍZES,,,, MESMO QUE ENTERRADAS COMO ESTAS,,,, NUMAS RANHURAS DE CIMENTO,,,  E AQUI ESTÁ UM LINDO CANTEIRO DE HORTELÃ UTILIZADA NUMA IMENSIDÃO DE  PRATOS PRONTOS,,, COMO SOPAS, OU EM SALADAS,,, CORTADINHA EM JULIANA FININHA,,, TAL COMO OS COENTROS SÃO PARA MIM O MELHOR COMPLEMENTO DE TEMPERO DAS SALADAS!!!



AS MINHAS CEBOLINHAS, AQUI AINDA FRAQUINHAS,,,, QUE NÃO PODE DEIXAR DE FAZER PARTE DOS TEMPEROS!!!

ALHOS FRANCESES OUTRO DOS SABORES SEMPRE PRESENTES NA MINHA COZINHA!!!
MUITAS OUTRAS ERVINHAS DO MONTE IREI AQUI COLOCANDO PARA VOSSA APRECIAÇÃO!!! 



AS ERVINHAS DA AVÓ

As malvas
No último dia de minha folga, fui até à província, por sua vez, até ao campo fazer umas fotos, umas olhando mais o céu que estava lindo, com um azul luminoso, outras mais as arvores nuas, despidas de folhagens, que também podem dar umas boas fotos, as pequenas flores espontâneas, amarelas, que fazem fotos lindas, ou até os restolhos de milhos secos e, preparados para a sua decomposição, enterrados na próxima lavoura.

No meio desses mesmos restolhos secos, uma planta espontânea me chamou a atenção, era um pé de malva, grande, verdinha, com imensas folhas bem redondas e repenicadas que metia cobiça olha-la, daí, veio à lembrança a minha avó, e tudo o proveito que ela retiraria de uma planta linda como aquela.


Não resisti, fotografei, e creio mesmo que fiz uma bela fotografia, daquela planta que neste momento está no apogeu do seu crescimento, irá crescer mais durante uns três meses, passará em Abril a florir, com as suas lindíssimas florinhas, rosa malva, em Maio vai decerto acrescentar, espigas e depois sementes, que em pleno verão iram abrir, de tão secas ficarem, caíram de novo na terra, e o ciclo vai completar-se, para voltar a nascer muitas mais, no próximo Inverno.

O que seria possível a minha avó fazer daquela planta!

Apanhava algumas folhas para fazer um chá, que poderia ser até para beber, se ela ou alguém na família estivesse com algum distúrbio gastro, digestivo, ou intestinal.
Se por acaso alguém tinha uma ferida ulcerosa, depois das malvas cozidas, amaçava um pouco, fazendo uma papa da folhas, colocava no local, protegia com uma ligadura, e era feito assim o tratamento até sarar.

Se tinha uma inflação na boca, por um dente afectado por exemplo, esse chá deveria ser para bochechar, ou gargarejar, era assim que era feito o tratamento como anti-inflamatório, que servia para tudo, ou quase tudo, o que precisava de tratamento, era lavado com água das malvas, até uma inflamação vaginal!... lá ia a água das malvas.

Depois apanhava sempre uma grande quantidade de folhas, colocava-as a secar na sombra e, guardava num saquinho de retalhos, feito por ela, para quando chegasse a hora de serem precisas estivessem ali á mão, para não ter de as procurar algures no terreno.

LÍDIA FRADE