quarta-feira, 5 de maio de 2010

O MEU SABUGUEIRO






O MEU SABUGUEIRO


Meu companheiro
De flores mimosas
Chapéu de aguaceiro
Mais belo que rosas


De branco vestida,
A tua ramada
Belo véu de noiva
De cauda bordada


Mas se já maduros
Teus frutos criaste
Contas de rosário
Que a Deus enviaste


De negro vestido
Em luto tão puro
O meu sabugueiro
De fruto maduro


Amigo de outrora
Quando era criança
Perpetuo agora.
A sua lembrança




UMA DAS PLANTAS DA MINHA AVÓ




Era pois das plantas que ela tinha sempre o cuidado de preparar para os chás de família, tinha um grande sabugueiro mesmo junto da casa, colhia primeiro as suas flores cuidadosamente secas para guardar, dentro dos seus saquinhos de retalhos, depois mais tarde, quando das bagas já maduras eram também apanhadas e postas a secar após do que se guardava.




O chá deve ser feito com, um litro de água, com duas a cinco colheres de flores secas, é depurativo para a limpeza de todo o organismo.
Esta receita que se segue foi retirada do endereço mencionado.






http://bagasabugueiro.blogspot.com/2006/09/algumas-receitas.html

Bebida de Flores de Sabugueiro:





2 L de água500 g de açúcar.Sumo e raspa de um limãoFerva a água com o açúcar, deixe esfriar, coloque o sumo e as raspas de limão e as flores de sabugueiro.Deixe descansar por 24 h, coberto com um pano de linho ou algodão.Coloque em um vidro de 3 l de boca larga, ou um recipiente que possa ser hermeticamente fechado.Acrescente 1 l de vinho branco ou cidra e deixe descansar por duas semanas.Essa bebida mágica pode ser servida como suco, e inclusive misturada com frutas e água.












Sem comentários: