quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CASAS ESPECIAIS, CARTAXO


UM DIA DESTES ESTANDO NO CARTAXO, FUI ANALISANDO QUE AS CASAS MAIS ANTIGAS  ESTÃO A MAIORIA COM PLACAS PARA VENDA, O QUE NO CONTEXTO ATUAL NÃO ADMIRA NADA.
NÃO ME PARECE SER O CASO DESTA MAS, FOTOGRAFEI POR ACHAR ESTA FACHADA COM AS JANELAS ENCIMADAS POR LINDOS AZULEJOS ANTIGOS, QUE MERECE ESTAR AQUI NAS MINHAS CASAS ESPECIAIS!!! 


Merecendo fazer parte das minhas casas especiais do Cartaxo, esta pelo insólito da imagem que nos apresenta, uma árvore, completamente nascida dentro de uma parede, que já tem uma história de largos anos, segundo nos relatou um morador local, e vizinho da dita árvore, da qual vos passo a contar o relato, desse residente. Conta a história que, largos anos atrás, o dono da casa da parede já meia desfeita, e que era uma adega, chegada que era a feira dos Santos, a 1 de Novembro, e época da abertura do bom vinho do Cartaxo, pendurava um garrafão, e junto um ramo de árvore, como era hábito fazerem, a indicar que, ali se vendia vinho. Isto a cerca de 10m do local desta foto, o ramo foi ficando por largo tempo, até ultrapassando o tempo da venda do vinho. Quando se deram conta, com o Inverno, o ramo de árvore foi criando raízes na parede da casa, pois como se poderá ver, na parede de terra seria fácil. O dono da adega, achou piada, e recusou se arrancar a árvore, pois passou a ter até uma certa graça. As raízes foram alastrando e brotando por toda a parede, as árvores crescendo ao longo da parede, até que não sendo nada feito deixou de ser adega, o telhado caiu, a árvore foi sendo cortada, mas venceu sempre o homem, percorreu toda a casa, até que neste momento e como mostra a foto, está no final da parede do dono, e passando para a casa do vizinho, o que se vai tornando grave. Como poderão analisar pela foto, eu pelo meu lado, só achei imensa graça, e tirei a foto, depois como o vizinho me contou a história não resisti a partilhar. Lídia Frade De cada vez que volto ao Cartaxo em visitas pessoais, vou estando mais atenta ao que me rodeia, e esse facto leva-me a encontrar imagens de construções que, hoje já ninguém iria construir, isso leva-me a registar o facto, também pela sua beleza, onde esta que aqui colocada é um desses bonitos exemplares.

Sem comentários: