quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

CANTARES DE JANEIRAS


VAMOS CANTAR AS JANEIRAS


Ó crise que és a palavra
Mais dita do dicionário
Tu rasgas na vida a lavra,
Dum virtual, imaginário,


Nuns a crise é virtual
E caminha sobre rodas
Para outros, é mais real…
E pagam as favas todas.


Chegam as presidenciais
Com campanha antes do tempo,
Temos candidatos… a mais!
Todos querem….seu momento,


E seu momento no poleiro
Que mais fazem afinal???
Contam reformas por inteiro
E pouco servem Portugal.


DE LÍDIA FRADE


DIA DE REIS


6 de Janeiro


Dia 6 de janeiro é o Dia dos Reis Magos, festa cristã que celebra-se a visitação dos Magos do Oriente ao Menino Jesus, numa representação de que Cristo não veio apenas para os judeus, mas para todos os povos. A data também é chamada de Epifania (do grego, "aparição" ou "manifestação"), pois marca a primeira manifestação de Jesus aos não-judeus (gentios).
Os Três Reis Magos - Natal, Rio Grande do Norte.


Segundo o Evangelho de Mateus, alguns magos (termo usado na época para designar os sábios) do oriente seguiram uma estrela que lhes mostrou o caminho até Jesus Cristo. Chegaram primeiro a Jerusalém e foram ter com o rei Herodes, a quem perguntaram sobre o recém-nascido rei dos judeus.


Herodes consultou os especialistas das Escrituras, que lhes disseram que o Cristo nasceria em Belém da Judéia. Para lá Herodes enviou os magos, pedindo-os que passassem por Jerusalém na volta para informar-lhe a localização exata, a fim de que também pudesse adorar o bebê quando, na verdade, planejava matá-lo.


Em sonho, os magos foram avisados a não voltarem a Herodes.


Os magos prosseguiram em sua jornada, tendo a estrela do oriente à sua frente, até chegarem ao lugar em que Jesus estava.
Lá, adoraram-no e deram ouro, incenso e mirra, presentes carregados de simbolismo:
O ouro representa a realeza de Jesus


O incenso simboliza a fé (a fumaça do incenso queimado nos templos representa as orações subindo a Deus)
A mirra era usada no processo de mumificação no Egito; para alguns, isso e seu nome, que significa "amargo" em hebraico, remete ao sofrimento e morte que esperavam por Jesus; para outros, à imortalidade de Cristo.


A Bíblia não menciona quantos eram os magos; a tradição baseou-se no número de presentes para dizer que eram três, agregou-lhes o título de reis e deu-lhes os nomes de Melquior, Baltazar e Gaspar.


Vem dos presentes levados pelos reis magos o hábito de trocar presentes para celebrar o nascimento de Cristo. Embora os brasileiros o façam em 25 de dezembro, em vários países (principalmente europeus) a troca de presentes se dá em 6 de janeiro e o dia é feriado.


No Brasil, mantém-se em algumas cidades do interior a Festa de Reis, ou Folia de Reis, herdada dos portugueses. Os festejos são cheios de canções e incluem visitação às casas dos moradores, recordando a visita dos reis magos. Os foliões são recebidos com comidas e bebidas e saem das casas com doações para os necessitados.


É no Dia de Reis que se desmonta a decoração de Natal.
Fonte: diadefolga.com


POR LÍDIA FRADE

Sem comentários: