sábado, 3 de setembro de 2011

A MINHA MARMELADA!!!!




O marmelo do meu quintal estavam a pregar-me a partida!!!

O marmeleiro foi a avó Jú que o enxertou, deu marmelos pela primeira vez, é muito novinho,  eu apenas tenho cuidado deles, mas não tão bem quanto devia, possivelmente.
Para começar deram muita flor....mas... caiu e só vingaram quatro marmelos.
Claro que evitei tratar com pesticidas, e o resultado deu-se, para além de escapar só quatro marmelos, agora que nem estavam ainda devidamente amadurecidos, começaram por apodrecer, eu detetei o caso a tempo, apanheios da arvore, para tentar aproveitar o que restava dos meus marmelos.
Comecei por corta-los, limpa-los e pesa-los...... agora apetecia-me perguntar..... sabem quanto consegui de fruta limpa???
Apenas 0,50 de kl....... mas não desisti.... queria fazer marmelada!!!
Coloquei na panela de preção, igual peso de açucar, 1dcl de água, panela fechada, ferveu 10 minutos, desliguei o lume, descançou até acabar a fervura, abri a panela e triturei tudo, "que era bem pouco" bem trituradinho, depois foi só colocar nos devidos recipientes.
Afinal sempre tinha ali 1klg de marmelada!!!
Agora deixo-vos aqui a foto feita a um boiãozinho, da minha marmelada!!!
Está assim toda produzida....... porque foi quase toda.... para oferecer! tinha de ir com o devido glamor!!!!

Apenas um dica, se alguém estiver disposto a seguir a receita pode.... eu não retirei a pele, foi tudo aproveitado, menos o que estava apodrecido..... se não tem 4 marmelos.... apanha ai pela beira de qualquer estrada, da provincia.

Agora digo-vos que.... a minha marmelada esta uma delicia!!!!

LÍDIA FRADE 

4 comentários:

Flor de Jasmim disse...

Lídia minha amiga
Adoro a marmelada caseirinha, antes eu fazia muita quando as filhotas eram pequenas, agora é a filhota que faz para meus netos. Vivo no campo não imaginas os marmelos que existem por aqui em terras abandonadas é de fazer doer.
Beijinho muito grande

Lídia disse...

olá Adélia!!!
É uma pena... tanta coisa se estraga, na vista de todos... tal como os marmelos abandonados, que poderiam dar algum conforto a muitos que precisam de comida, quem sabe se ouvesse alguém de boa vontade que, se prepusesse fazer a recolha desses ingredientes, confecionálos, e oferece-los aos Centros de Apoio.
Daqui a pouco é os campos de tomate, com tanto material deixado na terra.
Mas nós só com ideias não podemos ser as salvadoras do Mundo.
1 beijo amiga!!!
Bom Domingo!!!
Lídia

Paulo Oliveira disse...

Sim senhor! Está aprovado!

Lídia disse...

OBRIGADO PAULINHO!!!
BEIJINHO!!!